sábado, dezembro 24

Confiança sub-17 está na semifinal do Sergipão 2011

Os garotos da Associação Desportiva Confiança seguem invictos na disputa do Campeonato Sergipano de Futebol, categoria sub-17. Na tarde desta quinta-feira, os proletários enfrentaram a equipe do Propriá e venceram nos pênaltis por 5 a 3. No tempo normal, o placar ficou em 0 a 0.

Os gols do Confiança foram marcados por Caio, Edson, Lucas Rocha, Marcelinho e Cleiton. Até o momento o Confiança disputou 6 jogos (4 vitórias e 2 empates), marcou 31 gols e sofreu 4.

Com a vitória, os azulinos passam para a semifinal do Sergipão 2011, onde vão enfrentar o Sergipe. A partida será realizada na tarde da próxima terça-feira, dia 27, no Campo do Petroclube. O horário ainda será confirmado pela Federação Sergipana de Futebol.

Governo apóia Yuri Andrei, um dos grandes nomes das MMA no Brasil

Baiano de nascimento, 26 anos, o lutador Yuri Andrei vem sendo o grande nome da MMA no Nordeste do Brasil e recentemente, foi o vencedor do Maceió Fight Championship (MFC), que aconteceu no mês de novembro, na capital alagoana. Andrey venceu o representante alagoano Márcio Clécio, no K1 e manteve o cinturão brasileiro da sua categoria que é mais de 93 quilos.

Foi uma noite memorável. Onze lutas marcaram o MFC. Andrey fez a luta principal do card, no ginásio do Sesi, pela modalidade K1. Os jurados apontaram o baiano como vencedor. Após quatro duros rounds, os jurados decidiram por unanimidade, dar a vitória a Yuri Andrei.

Yuri é um lutador experiente e tem um cartel de 12 lutas no MMA, com sete vitórias e cinco derrotas. No K1 foram 21 vitórias e nenhuma derrota. Ele completa o seu cartel com apresentações no Muay Thay, onde conquistou 30 vitórias e apenas uma derrota.

Da escola de lutadores famosos como Anderson Silva e os irmãos Nogueira, Yuri já treinou nas academias dos grandes nomes do MMA no Brasil. No momento, o grande desafio de Yuri é lutar nos EUA e ele já esteve perto de realizar esse sonho.

Mas enquanto não chega esse momento, ele se prepara para a temporada de 2012, quando já tem lutas agendadas no mês de março em Maceió, no Coliseu Fight; no mês de junho vai lutar em São Paulo, agosto em Natal e encerrando a temporada fará uma luta no mês de dezembro em Fortaleza.

Ricardo Touro é o manager de Yuri e acredita que o seu pupilo é um lutador de futuro. E com o apoio do governo do estado, tem tudo para conseguir bons resultados, nas lutas pelo Brasil afora.

A partir de agora, Yuri conta com total apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). Esta semana, os dois profissionais compareceram à Seel. Foram agradecer o apoio recebido e apresentar o troféu conquistado em Maceió.

- Vejo no Yuri um lutador de futuro. Em pouco tempo com certeza, ele será um dos grandes nomes das MMA no Brasil. É jovem, muito bem treinado e acima de tudo, se dedica ao esporte que pratica. Dentro do que for possível, vamos oferecer a esse atleta, todo apoio logístico, para que ele tenha sucesso nas suas lutas, disse o secretário Maurício Pimentel.

Zé Humberto ajuda o Sergipe a contratar atletas

Sem o elenco completo para competir no Campeonato Sergipano 2012, o novo técnico do Sergipe, Zé Humberto, procurou utilizar a primeira semana de trabalho para fazer contatos com possíveis reforços para o time, juntamente com o diretor de futebol, Ramon Barbosa, o vice-presidente Beto Hora, e o presidente Genisson Silva. "Estamos buscando algumas contratações e fechando a comissão técnica. Existe um bom senso. Tudo tem transcorrido positivamente e espero que possa continuar da forma que está sendo", disse o treinador, sem revelar nenhum nome.

O novo técnico está com um olho no novo elenco e outro nos adversários. Ele conta que já pesquisou todas as equipes sergipanas que irão disputar o Estadual. "Sei da capacidade dos jogadores que as outras equipes contrataram, mas também sei que os nossos jogadores também tem capacidade técnica, tem caráter, e acredito que irão fazer um bom campeonato", avaliou. A impressão mais forte que lhe chamou a atenção nestes primeiros dias foi a torcida alvirrubra. Percebeu que é forte e carece de conquistas. Por conta disso, tem-se preparado para começar bem, buscar ajustar bem setor por setor para que possa conquistar o título. "O mais importante é que o Sergipe, dentro da sua estrutura, está procurando melhorar. A diretoria está correndo atrás, tentando uma melhora no seu próprio estádio para dar condições aos seus torcedores e atletas também".

Pressão
Sobre a pressão que tem recebido direta ou indiretamente das pessoas, o treinador diz não o afeta. "A carência e necessidade de um título é normal. Independente se estivesse sem ganhar títulos há um ano ou dois anos, teria que brigar da mesma forma, porque o Sergipe é um time grande", ressalta o treinador, pontuando que irá procurar fazer o fato do jejum de título uma arma a favor do elenco. "Vamos motivar os jogadores sobre a carência que o clube tem de títulos, mas respeitando os adversários. A cobrança do torcedor e da imprensa é natural. Temos que mostrar alguma coisa e conquistar alguma coisa. Eu vim aqui para isso. Para mostrar o trabalho, resultados positivos e conquistar títulos".

A fim de alcançar esse alvo, o treinador espera um time aguerrido, que lute e vista a camisa com orgulho. Paulatinamente, Ze Humberto espera implantar sua filosofia de trabalho. "Quem já trabalhou comigo já sabe como sou. Sou um pouco exigente, com certeza, nos meus trabalhos. Procuro ser organizado e manter horários. Sempre digo aos jogadores que tem deveres e funções, comando e comandados, tem que haver um respeito um para com o outro, e dentro disso, nós acabamos colocando uma meta, uma doutrina e uma disciplina. E no grupo que trabalhei, graças a Deus, obtive sucesso".

Aracaju
Sobre os encantos de Aracaju, o treinador conta que já sabia do potencial turístico da cidade, mas não conheceu muitos lugares, e, se depender dele, vai demorar para conhecer. "Uma coisa que vim foi trabalhar. Quer for acompanhar o meu dia-a-dia vai ver isso. Talvez, eu tenha até pouco tempo para ver a beleza de Aracaju, mas quem sabe numa hora oportuna, numa outra oportunidade, poderia ser. Hoje, vim para trabalhar. Vou estar a disposição do clube as vinte quatro horas do dia", completou.

Fonte ASCOM CSS Kleber Santos

Sergipe busca equilíbrio no corpo e na mente dos jogadores

Visando dar uma condição melhor aos jogadores dentro de campo e fora dele, o Sergipe conta este ano com uma ampla equipe de saúde. Além dos médicos do clube, os atletas colorados recebem os serviços do fisioterapeuta Quéops Pereira, da nutricionista Larissa Menezes e da psicóloga Fernanda Machado. O trabalho deste trio começou de forma embrionária, na verdade, com a preparação dos garotos da Base do clube para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, somente com a equipe profissional a preparação será completa e com medição de resultados.

Na avaliação do fisioterapeuta, Quéops Pereira, o Sergipe carecia de uma estrutura básica nessa área, visto que os jogadores não tinham um preparo ósteo muscular, por exemplo. Foi feita, então, uma averiguação de outros itens, desde o condicionamento físico até a condição nutricional e psicológica do atleta. "Percebíamos uma diferença neste sentido. Havia alguns atletas muito bem fisicamente, mas mentalmente desequilibrados. Então, montamos esta equipe multidisciplinar. E, hoje, podemos dizer que, teoricamente, o Sergipe está amparado em termos de departamento médico de forma completa", diz Quéops Pereira. "Hoje, posso afirmar que Sergipe é o único clube do estado que tem os quatro profissionais: médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga atuando com um atleta só".

Sobre o trabalho com a equipe de Base, Quéops explica que foi um projeto-piloto, no qual foi feito um serviço de prevenção e tratamento. "Mas a partir de 2012, nós teremos os dados iniciais e poderemos compará-los a cada três meses, com os profissionais".

Entorse no tornozelo, lesão no joelho, quadril, e lombalgia (dor nas costas) são os problemas mais comuns entre os jogadores de futebol. Na equipe de Base do Sergipe, houve caso de entorse no tornozelo, mas que foi recuperado em sete dias.

Nutrição

Pelo lado da nutrição esportiva - que serve para promover saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício - a responsável por esta área no clube é a nutricionista Larissa Menezes. No início de seu trabalho, a profissional da saúde notou que a necessidade energética dos jogadores não era suprida, que em média é de 4 mil calorias, e que só estavam recebendo cerca 1.600 calorias. "Com isso, existia a possibilidade de risco de fadiga muscular e ter o desempenho diminuído", conta Larissa.

Para sanar este problema, a nutricionista elaborou um novo cardápio alimentar aos jogadores, com ênfase no carboidrato e proteína, uma vez que um melhor desempenho físico passa antes por mudanças estruturais na cozinha e um plano alimentar.

Psicologia

Apesar de ser uma ciência nova, a psicologia esportiva já está sendo oferecida aos novos atletas do Sergipe, através da psicóloga Fernanda Machado. A ideia é que corpo e mente trabalhem em equilíbrio, buscando uma alta performance. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.

Com a equipe de Base, a psicóloga realizou uma avaliação psicotécnica em alguns jogadores e percebeu que a maioria precisa de acompanhamento. E esta é a ideia da profissional: fazer um acompanhamento de perto; oferecer um tratamento de psicoterapia individual e em grupo; fazer um trabalho de psicologia organizacional, supervisionando cada setor do clube, da cozinha ao alojamento.

"O Sergipe está começando a melhorar nesta área e vamos conseguir melhorar", diz Fernanda Machado, acrescentando que pretende realizar palestras motivacionais e dinâmicas de grupos.

Parcerias

Vale destacar ainda que não é de agora que a diretoria do Sergipe se preocupa com a Saúde dos jogadores. Foi firmada em setembro uma parceria com a Rede Primavera a fim de que os atletas sub-18 realizassem uma série de exames como Hemograma, Glicemia, Lipidograma, ASLO, PCR, Sumário de Urina e Parasitológico, e teste Ergométrico. Depois o clube, ainda fechou um convênio com a Clínica Sorcise Radiologia e Documentação Odontológica para cuidar dos dentes dos atletas.

Novos reforços

A diretoria anunciou a contratação do goleiro Tiago Rocha, ex-Figueirense, Bahia e Mogi Mirim. O camisa 1 tem 26 anos, 1,92m, e chegará junto com o restante do grupo no dia 2 de janeiro de 2012.

Fora de campo, o presidente Genisson Silva convidou para ajudá-lo na coordenador administrativa, Gílson Barreto, que é torcedor do Sergipe e funcionário da Emdagro. Gílson estará trabalhando diretamente com o diretor administrativo, Carlson Silva, e o superintendente do clube, Sidrack Marinho.

Fote: ASCOM CSS Kleber Santos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More