Visando dar uma condição melhor aos jogadores dentro de campo e fora dele, o Sergipe conta este ano com uma ampla equipe de saúde. Além dos médicos do clube, os atletas colorados recebem os serviços do fisioterapeuta Quéops Pereira, da nutricionista Larissa Menezes e da psicóloga Fernanda Machado. O trabalho deste trio começou de forma embrionária, na verdade, com a preparação dos garotos da Base do clube para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, somente com a equipe profissional a preparação será completa e com medição de resultados.
Na avaliação do fisioterapeuta, Quéops Pereira, o Sergipe carecia de uma estrutura básica nessa área, visto que os jogadores não tinham um preparo ósteo muscular, por exemplo. Foi feita, então, uma averiguação de outros itens, desde o condicionamento físico até a condição nutricional e psicológica do atleta. "Percebíamos uma diferença neste sentido. Havia alguns atletas muito bem fisicamente, mas mentalmente desequilibrados. Então, montamos esta equipe multidisciplinar. E, hoje, podemos dizer que, teoricamente, o Sergipe está amparado em termos de departamento médico de forma completa", diz Quéops Pereira. "Hoje, posso afirmar que Sergipe é o único clube do estado que tem os quatro profissionais: médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga atuando com um atleta só".
Sobre o trabalho com a equipe de Base, Quéops explica que foi um projeto-piloto, no qual foi feito um serviço de prevenção e tratamento. "Mas a partir de 2012, nós teremos os dados iniciais e poderemos compará-los a cada três meses, com os profissionais".
Entorse no tornozelo, lesão no joelho, quadril, e lombalgia (dor nas costas) são os problemas mais comuns entre os jogadores de futebol. Na equipe de Base do Sergipe, houve caso de entorse no tornozelo, mas que foi recuperado em sete dias.
Nutrição
Pelo lado da nutrição esportiva - que serve para promover saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício - a responsável por esta área no clube é a nutricionista Larissa Menezes. No início de seu trabalho, a profissional da saúde notou que a necessidade energética dos jogadores não era suprida, que em média é de 4 mil calorias, e que só estavam recebendo cerca 1.600 calorias. "Com isso, existia a possibilidade de risco de fadiga muscular e ter o desempenho diminuído", conta Larissa.
Para sanar este problema, a nutricionista elaborou um novo cardápio alimentar aos jogadores, com ênfase no carboidrato e proteína, uma vez que um melhor desempenho físico passa antes por mudanças estruturais na cozinha e um plano alimentar.
Psicologia
Apesar de ser uma ciência nova, a psicologia esportiva já está sendo oferecida aos novos atletas do Sergipe, através da psicóloga Fernanda Machado. A ideia é que corpo e mente trabalhem em equilíbrio, buscando uma alta performance. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.
Com a equipe de Base, a psicóloga realizou uma avaliação psicotécnica em alguns jogadores e percebeu que a maioria precisa de acompanhamento. E esta é a ideia da profissional: fazer um acompanhamento de perto; oferecer um tratamento de psicoterapia individual e em grupo; fazer um trabalho de psicologia organizacional, supervisionando cada setor do clube, da cozinha ao alojamento.
"O Sergipe está começando a melhorar nesta área e vamos conseguir melhorar", diz Fernanda Machado, acrescentando que pretende realizar palestras motivacionais e dinâmicas de grupos.
Parcerias
Vale destacar ainda que não é de agora que a diretoria do Sergipe se preocupa com a Saúde dos jogadores. Foi firmada em setembro uma parceria com a Rede Primavera a fim de que os atletas sub-18 realizassem uma série de exames como Hemograma, Glicemia, Lipidograma, ASLO, PCR, Sumário de Urina e Parasitológico, e teste Ergométrico. Depois o clube, ainda fechou um convênio com a Clínica Sorcise Radiologia e Documentação Odontológica para cuidar dos dentes dos atletas.
Novos reforços
A diretoria anunciou a contratação do goleiro Tiago Rocha, ex-Figueirense, Bahia e Mogi Mirim. O camisa 1 tem 26 anos, 1,92m, e chegará junto com o restante do grupo no dia 2 de janeiro de 2012.
Fora de campo, o presidente Genisson Silva convidou para ajudá-lo na coordenador administrativa, Gílson Barreto, que é torcedor do Sergipe e funcionário da Emdagro. Gílson estará trabalhando diretamente com o diretor administrativo, Carlson Silva, e o superintendente do clube, Sidrack Marinho.
Fote: ASCOM CSS Kleber Santos
sábado, dezembro 24
Sergipe busca equilíbrio no corpo e na mente dos jogadores
01:25
Ivanilson Martins
No comments
0 comentários:
Postar um comentário