terça-feira, outubro 4

Com o apoio do governo, seleção de futebol da UFS participa do Brasileiro Universitário

Entre os dias 10 e 16 de outubro, acontece em São Paulo o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário. Sergipe será representado pela seleção de futebol da Universidade Federal de Sergipe. O evento contará com a participação de mais de 50 equipes de universidades brasileiras. A representante sergipana conta com apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

A seleção de futebol da UFS, quinta colocada na competição do ano passado, disputará o torneio com um elenco de 20 atletas, dos mais diversos cursos daquela instituição de ensino. Um dos destaques é o goleiro Álvaro Neto, convocado para a seleção brasileira universitária, no ano passado.

Segundo Igor Oliveira, coordenador da equipe, a preparação dos atletas para a competição está sendo feita de forma intensiva. Os jogadores treinam cerca de seis horas por dia e não descuidam dos seus horários de estudos.

Nesta quarta-feira, 05, o elenco disputará um jogo amistoso com o time de juniores da Associação Olímpica de Itabaiana, no estádio Presidente Médici, às 19 horas.

- O time está melhor que o do ano passado e muito fará para conseguir um resultado melhor que o do último campeonato brasileiro, disputado em Aracaju. Vamos buscar uma colocação melhor para nosso time, o quinto lugar do ano passado é o mínimo que esperamos, repetir. Contudo, dessa vez, o time está mais apurado. Selecionamos 20 atletas entre os mais de 70 que procuraram a comissão técnica. Acredito que temos o melhor time dos últimos anos e vamos em busca do melhor possível”, concluiu Igor.

Sergipe presente no Campeonato Sul-Americano Escolar de Karatê

Mais de 900 karatecas de todos os países da América do Sul, participarão do Campeonato Sul-Americano Escolar de Karatê, que será disputado em Ceilândia - DF entre os dias 7 e 9 de outubro. A delegação brasileira conta com mais de 200 atletas, dos quais 28 serão representantes sergipanos, estado que possui competidores de alto nível pelo comprovado no último campeonato brasileiro realizado na Paraíba.

De acordo com o chefe da delegação, professor Yoakan Jocélis, o nível dos atletas é muito alto - em sua maioria campeões brasileiros-. “Nossos atletas são muito bons. Avaliei o currículo de cada um e verifiquei que todos eles tem possibilidades de trazer medalhas para Sergipe. Vamos com uma força muito grande, com campeões brasileiros dotados de melhor capacidade técnica”, disse Yoakan.

A expectativa da delegação sergipana é a melhor possível. As últimas competições que tiveram participação de sergipanos transcorreram com vitórias dos alunos. Alunos de escolas públicas e privadas disputarão o título de melhor lutador do continente.

Os atletas sergipanos contam com apoio do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), que forneceu apoio estrutural à equipe.

De acordo com o secretário Maurício Pimentel, os garotos farão Sergipe subir ainda mais no ranking nacional deste ano. “Sergipe já é terceiro colocado no ranking nacional do Karatê, após o Campeonato Brasileiro, que deu excelentes resultados para nosso estado. Agora, com esses meninos disputando o Sul-Americano, tenho certeza que subiremos ainda mais e, que nossos karatecas trarão muitas vitórias para nosso orgulho. A bandeira sergipana, certamente, tremulará no alto do pódio, neste campeonato internacional”.

Boxe sergipano faz história no Campeonato Brasileiro

O Boxe sergipano está cada vez mais em evidência no Brasil, não apenas com a realização dos três Campeonatos Brasileiros consecutivos no estado, mas também com o alto nível dos atletas e resultados obtidos pelos sergipanos, em vários campeonatos pelo país afora.

Seis atletas sergipanos garantiram a conquista de medalhas, no Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino, categorias Cadete e Elite Adulto, em andamento até o próximo sábado 08, em Vitória, no Espírito Santo. A delegação composta por 18 atletas, contou com apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), para participar da competição. Além dos seis com medalhas garantidas, mais quatro atletas podem conseguir alcançar as semifinais em outras categorias.

Para o presidente da Federação Sergipana de Boxe, Valter Duarte, o resultado positivo é fruto de um treinamento árduo dos atletas.

- Depois de conseguirmos bons resultados no Campeonato Brasileiro realizado em Aracaju, com o boxe feminino, na categoria Elite, agora é a vez dos nossos garotos mostrarem que Sergipe é um grande celeiro do esporte. Estamos com seis medalhas certas e podemos conseguir mais quatro. Vamos com nossos rapazes trazer vitórias pra Sergipe. Tudo tende a dar certo e o treinamento dos nossos lutadores, duro e dedicado resultou nessa situação positiva. Estamos na elite do Boxe nacional e conseguindo grandes resultados”, disse Valter.

O secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, comemorou o grande desempenho dos atletas e espera que, das medalhas garantidas, muitos ouros venham dos punhos dos garotos sergipanos.

“Sergipe tem o melhor Boxe do Brasil, proporcionalmente. Temos atletas esforçados e vitoriosos. Acredito muito no potencial desses meninos que já têm pelo menos o bronze garantido por seis vezes. Que esses bronzes se tornem ouros e nos deem não apenas os títulos individuais, que também venha a vitória no campeonato por equipes”, destacou Maurício.

Sergipano conquista título brasileiro de Jiu-Jítsu

O atleta sergipano Wancler Oliveira disputou na última semana, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu por equipes, com o elenco do GF Team. Clube, presente em todo o Brasil. A seleção do clube nacional contou com a presença de Wancler, que conquistou a medalha de ouro na categoria peso-pesado e com Ronaldo de Jesus, que conquistou uma medalha de bronze na competição.

As lutas ocorreram no Rio de Janeiro, com a participação de mais de 800 atletas de vários estados do país. Wancler que já havia conquistado a medalha de ouro na Copa Brasil, em abril, conseguiu vencer atletas de vários estados e garantir seu grande resultado final, consolidando-se como um dos maiores lutadores do país.

Para Wancler, a conquista veio com o apoio dos companheiros e de todos que se somaram para fazê-lo dedicar-se com mais afinco aos treinamentos e competições.

“Os treinamentos foram importantes, consegui ser campeão brasileiro de Judô e da Copa Brasil de Jiu-Jitsu, o que me deu ainda mais vontade de vencer nesse campeonato no Rio de Janeiro. Fui lá para representar a minha equipe, mas principalmente, o meu estado. Tenho orgulho de ser um lutador sergipano. O título é de todos que me ajudaram”, disse Wancler.

Para um lutador faixa-preta, conquistar um título é muito importante, pois lhe confere ainda mais respaldo, entre os lutadores e a sociedade. Com Wancler não foi diferente. O apoio recebido pelos seus alunos, patrocinadores e do Governo de Sergipe foi fundamental para sua ida e conquista.

“O título por equipes foi muito importante, melhor ainda conquistar o ouro. Com o apoio dos meus patrocinadores e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, que me ajudou muito. Consegui conquistar esta medalha e levantar a bandeira sergipana no lugar mais alto. Um título muito cobiçado, foi conquistado por um sergipano, que ainda não tem um nível muito grande de campeões no esporte. Foi um grande resultado pessoal e para Sergipe. Enfrentamos os melhores atletas do Brasil, por consequência os melhores do mundo. já que o Jiu-Jítsu brasileiro é o melhor do mundo”, comentou Wancler Oliveira.

Ronaldo de Jesus, bronze no campeonato brasileiro, comemora o resultado. Diz que é difícil ser lutador e capitão da equipe, pois a responsabilidade é maior e os companheiros se espelham em suas ações, para ter um bom desempenho.

“É difícil ir para fora do estado e disputar logo de cara a primeira luta, sendo o capitão da equipe. Todos sabem que um bom resultado começa a partir da primeira luta, que serve como espelho para os outros componentes do time. Foi um campeonato muito disputado. Perdi na semifinal da categoria Absoluto, o que não me entristece. Trouxe uma medalha para Sergipe como lutador sergipano. Temos excelentes nomes aqui e muito poderemos fazer mais pelo esporte”, disse Ronaldo.

Os atletas estão em fase de preparação para disputar os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano, a serem disputados em Brasília e em Buenos Aires, respectivamente. As competições do Pan-Americano serão disputadas nos dias 28 e 29 de outubro. Em seguida, os sergipanos embarcam para as terras do Rio da Prata, onde entrarão no tatame nos dias 06 e 07 de novembro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More