Competições esportivas, perfomances de dança e apresentações culturais, marcaram a comemoração de aniversário do segundo ano do projeto Vída Alegre, em Ribeirópolis, projeto desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).
Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no ginásio Antônio Francisco do Nascimento, em Ribeirópolis, presenciando um dia de celebração ao esporte e à inclusão social. Desportistas, autoridades e o povo em geral prestigiaram as solenidades.
Trezentas crianças em idade escolar fazem parte do projeto em Ribeirópolis. As atividades desenvolvidas pela secretaria, em parceira com a Prefeitura Municipal, proporcionam às escolas a prática dos mais variados esportes, incluindo o Karatê e a Capoeira, como artes marciais. Os alunos também são atendidos com reforço alimentar, orientação psicológica e acompanhamento familiar.
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, comemorou os resultados positivos do projeto na cidade. "Esse é um sonho realizado. As crianças que estão na escola, nos seus horários de contra turno praticam esportes e ficam longe das drogas, da violência e da marginalidade. O esporte é o mecanismo mais prático para a inclusão social das crianças e o mais eficaz para afastá-los do fracasso social e dos perigos, que lhe são ofertados pelo mundo das drogas", disse Maurício.
A prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto, destacou a importância do projeto na cidade e acredita que as crianças locais estão com uma formação mais humana, garantindo o futuro como cidadãos disciplinados e com bem estar e qualidade de vida.
"O Vida Alegre em Ribeirópolis é um grande sucesso. Quando o secretário Pimentel nos apresentou o projeto, imediatamente aceitamos participar. E muito me orgulho de ver essas crianças, que estão desenvolvendo aqui nas escolas de esportes, além das outras tantas que querem participar. Fico muito feliz e espero que o trabalho possa ser ampliado e a parceria seja duradoura", destacou.
Alunos do projeto valorizaram a sua participação e como suas vidas estão mudando com a ação do projeto.
"Aqui é uma segunda casa, uma segunda escola. A gente pratica esportes e também fica com nossos amigos durante o dia todo. Isso nos faz mais felizes e é muito divertido", comentou o aluno Jefferson Silva.
O projeto Vida Alegre em Ribeirópolis atende a crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos, que estejam matriculados em escolas públicas da cidade. As aulas são ministradas no horário oposto ao horário escolar do aluno e, para sua permanência, é necessário que o aluno tenha um bom desempenho escolar.
Festividades - As comemorações do segundo ano do Vida Alegre se estenderam por todo o dia, no ginásio local, onde aconteceram várias competições esportivas, entre equipes do projeto em Ribeirópolis, contra equipes do projeto em outras cidades.
Trabalhando o esporte e a educação em conjunto, o Governo de Sergipe estimula uma juventude mais sadia, afastada do caminho das drogas e com perspectiva de desenvolvimento esportivo, em alto rendimento para os atletas que poderão ser descobertos como talentos no futuro.