quarta-feira, janeiro 18

Presidente da AAPF lamenta decisão de encerrar carreira de árbitro assistente

Nesta terça, dia 17, a presidência da AAPF-SE recebeu um e-mail emitido pelo associado Renison Nunes Freire informado que encerraria a carreira de árbitro. Lamentando a perda, o presidente Ivaney Alves Lima ainda tentou convencê-lo do contrário, pois o mesmo ainda tinha três anos de trabalho pela frente. No entanto, não teve êxito. “Trata-se de um árbitro assistente com uma brilhante carreira de serviços prestados a nível local e nacional, com um currículo no qual constam vários jogos da Série A. Porém, temos que respeitar os motivos que o levaram a deixar, prematuramente, a carreira. Só sabe o que é, de fato, uma carreira de árbitro quem a vivencia. O acompanho desde a sua formação. Foram inúmeros jogos locais, das séries A, B, C e D, da Copa do Brasil, exaustivos testes físicos”, recorda Ivaney.

O presidente da AAPF aproveita a oportunidade para desejá-lo sucesso na sua carreira como profissional de educação física e se coloca a disposição para qualquer auxílio.
 
Fonte: ASCOM AAPF-SE Alessandra Franco

Sergipe pronto para o duelo contra o Boca Junho.

Após os trabalhos realizados na tardes desta terça, 17, o técnico Zé Humberto relacionou 23 jogadores para o amistoso na noite desta quarta, 18 em Estância contra o Boca Junho. O treinador deve promover algumas mudanças na equipe em relação ao time que participou do torneio início.

Confiram relacionados:
Thiago, Walace, Jô, Anderson Silva, Yuri, André, Tales, Felyp, Serginho, Denisson, Neno, Rodrigo, Aécio, Renan, Rogério, Herbert, Fabinho, Marclay, Rael, Alexandre, Jackson, Victor Muribeca e Jefferson.

Atletas se apresentarão às 16 horas, jantam às 17, a preleção acontece às 17:30 e a saida será às 18 horas rumo a cidade Jardins do Estado de Sergipe para o jogo agora marcado para às 20:30.

Renisson Nunes se despede da arbitragem

Após mais de 15 anos atuando nos gramados brasileiros, o árbitro assistente Renisson Nunes Freire anunciou oficialmente sua aposentadoria. Entre os motivos apresentados pelo profissional da arbitragem estaria o desgaste com o atual diretor de árbitros da Federação Sergipana de Futebol - FSF, Marcone Cabral Santos.

Ao ser questionado, Renisson Nunes preferiu manter o padrão ético que o levou a permanecer por 11 anos, entre os árbitros pertencentes ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, e não polemizar. Mas, sorriu quando indagamos que fontes teriam nos informado sobre uma conversa durante a pré-temporada na qual o assunto teria sido o informe por parte do diretor de árbitros da FSF, comunicando que estaria substituindo o assistente Renisson Nunes Freire por outro profissional. Embora as razões não tivessem sido apresentadas.

Renisson preferiu falar dos bons momentos vividos na arbitragem, como quando em 2007 acabou sendo apontado como “Melhor Assistente Revelação do Campeonato Brasileiro”, bem como, os vários jogos importantes de equipes renomadas a exemplo do Flamengo, Internacional, Atlético MG/PR, Santos, Goiás, Bahia, Sport entre outros.

Segundo o árbitro assistente nos últimos anos passou a ser cada vez mais visível a retaliação dos profissionais da arbitragem sergipana no cenário nacional. Lembrando que diferente de outros árbitros de estados com clubes mais tradicionais, os árbitros sergipanos que fazem parte da CBF quando vão bem, a atuação basicamente não faz diferença na análise dos dirigentes e representantes da entidade máxima do futebol. No entanto, quando eram entram em uma “geladeira”(termo usado aos árbitros que não apitam) sem tamanho. “O pior é que essa incoerência antes vista somente no quadro nacional, aos poucos passou a ser vista e sentida por nós aqui no estado. E mesmo sem entender uns apitam e outros são tolhidos de trabalhar sem que haja pelo menos a consideração por parte do diretor de informar as razões. Enquanto aquentei permaneci, mas acho que cheguei ao meu limite”, finalizou.

Mesmo ainda se sentindo bem e apto para a prática da atividade. Renisson Nunes Freire explicou que a decisão foi tomada após conversa com familiares.

“Quero agradecer em especial ao professor Luís Eduardo Costa, que me deu a oportunidade (e eu soube aproveitá-la) de ingressar no quadro da RENAF (CBF). Agradeço a imprensa que fez com que eu melhorasse meu desempenho cada vez mais, por meio dos seus comentários elogiosos e as críticas nas minhas atuações (às vezes sem que eu concordasse claro...risos), mas que faziam com que eu desse sempre o meu melhor. Não poderia também deixar de agradecer aos amigos, que sempre torceram por mim em dia de jogos. Enfim, quero agradecer a todos os companheiros da arbitragem sergipana e de todos os cantos do país os quais fiz nesta longa trajetória. Sempre buscando exercer as funções dentro do espírito esportivo como se pede nas regras do jogo”, finalizou.

Antes de encerrar Renisson Nunes deixou um recado aos árbitros que permanecem no quadro. “Desejo muito sucesso, na esperança de que a categoria de árbitro venha um dia quem sabe a ser reconhecida como de fato merece”.

Por Marcos Borges
Foto: Marcos Borges

Brasileiro de Snipe marca a largada dos eventos esportivos nacionais em Sergipe

Para marcar o início da temporada 2012 de eventos esportivos nacionais, realizados, apoiados ou patrocinados pelo Governo de Sergipe, a 63ª edição do Campeonato Brasileiro de Iatismo classe Snipe será iniciada no próximo dia 27 de janeiro, com disputa de várias regatas no estuário do Rio Sergipe, estendendo-se até o dia 04 de fevereiro, quando serão conhecidos os campeões.

Aproximadamente 100 duplas de iatistas do Brasil e de outros países participarão da competição disputada em Aracaju. Grandes nomes do esporte em nível internacional estarão em Sergipe, para participar do campeonato, que classificará os melhores para o campeonato Hemisfério de Snipe a ser disputado no Equador.

Os campeões mundiais da classe Snipe, Mário Tinoco e Matheus Gonçalves estarão em águas sergipanas, para abrilhantar a competição com sua participação. Os campeões mundiais enfrentarão o desafio de navegar no Rio Sergipe, um rio com forte influência dos ventos, devido à sua proximidade com o mar.

Fernando Sobral, comodoro do Iate Clube de Aracaju destaca a realização do evento e seu retorno para Sergipe.

“O Brasileiro de Snipe proporciona visibilidade ao Estado a nível nacional e mundial, pois os principais velejadores do mundo estão no Brasil. O último evento desse porte que realizamos foi em 2005. Estou muito feliz com a realização desse campeonato em Sergipe”, destaca Sobral.

O Secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, comemora a realização e diz que o número de eventos nacionais surpreenderá os sergipanos.

“Em 2011 fizemos quase 300 eventos, entre locais, regionais, nacionais e internacionais. Agora nós ultrapassaremos esse número e o evento que abre oficialmente a temporada de eventos nacionais em Sergipe é o campeonato de Snipe. Eu tenho certeza, que faremos um grande evento, de alta qualidade dos velejadores e com emocionantes regatas”, afirmou o secretário.

Fonte: ASCOM SEEL Givaldo Batista

PM lança Plano de Segurança nos Estádio em 2012

O presidente de Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo Souza, quer fazer do Campeonato Sergipano de Futebol de 2012, uma competição inesquecível, superando em organização todos existentes até agora. Por isso mesmo, pretende melhorar o campeonato em todos os seus aspectos. Um deles é o da segurança nos estádios.

Nesta terça-feira, 17, o presidente Carivaldo Souza e o vice-presidente Milton Dantas, estiveram reunidos na Quartel Geral da Policia Militar de Sergipe, tratando de segurança nos estádios e relacionamento com torcedores, especialmente as torcidas organizadas. O Coronel Enilson Aragão e o Tenente Ednilson representaram a PM na referida reunião.

Na oportunidade foram tratados de forma preliminar, diversos assuntos referentes à segurança nos estádios e ficou marcada para a tarde do dia 25 de janeiro, às 15:00, no Quartel Geral da PM, uma outra reunião contando com a participação de representantes de entidades como a PM, FSF, Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e representantes das torcidas organizadas, entre outras.

Durante a reunião do dia 25 de janeiro, será lançado e detalhado para os presentes, o Plano de Segurança nos Estádios de Futebol, a exemplo do que é feito pela PM, quando da realização de grandes eventos na capital sergipana.

O presidente Carivaldo Souza elogiou o resultado da reunião e disse que esse tipo de encontro se faz necessário, para que as entidades que trabalham com segurança nos estádios de futebol, mantenham uma perfeita harmonia no desenvolver das suas atividades, sempre em benefício do torcedor, razão de ser do futebol.

- Estamos cientes da necessidade de um Plano de Segurança nos estádios, para evitar transtornos e tumultos e quando esses não puderem ser evitados, a ação dos órgãos de segurança seja a eficaz possível, a fim de evitar vitimas”, comentou o presidente Carivaldo Souza.

Estádios - Quanto aos estádios de futebol, Carivaldo disse que foi realizada vistoria em todas as praças de esportes e o resultado foi avaliado pela comissão da FSFG. Alguns estádios apresentaram pontos de deficiência e foi dado um prazo para regularização. Alguns já estão aptos para receber os jogos do campeonato estadual.

- Duas pra ças de esportes estão sob observação. Os estádios Paulo Barreto de Menezes, em Lagarto e o estádio Tenisson Souza, o Souzão, na cidade de Itabaianinha. Se até a próxima semana essas praças de esportes não apresentarem as reformas solicitadas, especialmente nos gramados, as equipes do Lagarto e do Olimpico, terão que optar por outra praça para realizar suas partidas, referendou Carivaldo Souza.

Por outro lado, o vice-presidente Milton Dantas, que participou da reunião de ontem, disse que a PM garantiu o policiamento nas partidas do Campeonato Sub 18. “Antes essas partidas eram realizadas nas partidas preliminares. Como foram antecipadas em um dia antes dos jogos, surgiu o boato de que a PM não se faria presente. O Coronel Enilson nos garantiu que haverá policiamento também nas partidas do Sub-18, independente da data de realização” disse Milton Dantas.

Fonte: ACOM FSF Givaldo Batista

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More