sexta-feira, abril 29

Confiança faz aniversário e conta um pouco de sua história.

Fundado em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança (ADC), nasceu após uma competição de Voleibol, no bairro Industrial, onde na época, os idealizadores Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice lançaram o desafio de fundar um clube de Basquete e Voleibol. Somados e unidos pelo mesmo sonho, os jovens idealistas deram o pontapé inicial para uma história de vitórias e realizações do "Gigante Operário".


Somente em 1949, a ADC cria seu time de Futebol, realizando diversos amistosos. Em 1950, o time disputa o Estadual, mas devido à antiga Lei do Estágio acabou perdendo os pontos conquistados e, por isso, saiu do campeonato para realizar amistosos preparatórios.

PRIMEIRO TÍTULO ESTADUAL

Em 1951, com todos jogadores regularizados, o Confiança conquistou o estadual com certa facilidade, massacrando o Passagem de Neópolis por 7x1 na final.

ESTÁDIO SABINO RIBEIRO

Em 1º de maio de 1955, o Confiança, através do seu padrinho, o dr. Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, realizou o sonho de todo time de futebol: construir o seu próprio estádio, o Sabino Ribeiro. No primeiro clássico no Sabino, o Confiança arrasou o Sergipe ao vencer por 6x1. E na decisão do campeonato, depois de vencer o Sergipe por 3x1 no antigo estádio Adolpho Rollemberg, a FSD(atual Federação Sergipana de Futebol), marcou a 2ª partida da final novamente no Adolpho. Não concordando com a decisão, o Confiança desfiliou-se da FSD e, depois do amistoso contra o Olímpico, fechou as portas.

Indignada com a atitude tomara pelo patrono do Confiança, a torcida proletária realizou uma grande passeata que praticamente cruzou a cidade até as proximidades da sede do clube. Envolvido com o tal movimento, o sr. Joaquim Ribeiro foi até a multidão e, em um palanque improvisado, disse para a multidão: "Como é para o bem de todos e felicidade maior do Confiança, o Confiança fica e a Fábrica sai, porque o Confiança não pertence mais à Fábrica, o Confiança agora é do povo".

RETORNO AO FUTEBOL

Em 17 de fevereiro de 1957, o Confiança realiza um amistoso que marca o seu retorno ao futebol. E não poderia ter sido em momento tão oportuno. O Confiança venceu o [Bonsucesso Futebol Clube
Bonsucesso/RJ] por 3x1, realizando um feito não só seu mas também do futebol sergipano, sendo a primeira vitória de um time sergipano sobre times cariocas.

DÉCADAS DE 60 E 70

Na década de 60, o Confiança montou seu primeiro grande time, que para muitos foi o maior de todos os tempos. Formado por grandes craques que chegaram a brilhar no futebol nacional e no exterior, esse time conquistou o bicampeonato em 1962/63; sagrou-se vice-campeão da Zona Nordeste da Taça Brasil em 1964; campeão estadual e da Taça São Francisco em 1965 e campeão invicto em 1968. Vale destacar as brilhantes campanhas nas Taças Brasil de 63 e 64 e também as vitórias sobre os principais times do nordeste e até Bangu, na época campeão carioca.

Na década de 70, o Confiança teve outro grande time de sua história. Este time sagrou-se novamente bicampeão estadual 1976/77. Em 77, o time realizou a melhor campanha de um time sergipano em nacionais, chegando a decidir a liderança do grupo contra o Flamengo em pleno Maracanã. Desse time, vários destaques acabaram jogando nos principais clubes do futebol nacional.

OUTRAS DÉCADAS

Na década de 80, com mudanças no Campeonato Brasileiro, diversos times acabaram sofrendo com a falta de visibilidade. E com o Confiança não foi diferente. Ainda disputou um Campeonato Brasileiro, mas sem o mesmo brilho. No restante da década, quando disputou algum torneio nacional foi a Segunda Divisão, com campanhas medianas.

Na década de 90, enfrentou o pior jejum de toda história. Foram 10 anos sem títulos. Mesmo assim, chegou perto de voltar ao Campeonato Brasileiro em 1992, onde a CBF realizou uma virada de mesa e acabou subindo vários times. A partir de 1997, começou a fazer boas campanhas na Série C, mas nunca conseguindo chegar ao objetivo principal.

Em 2000, o fim do jejum de títulos esteve bastante próximo. Depois de um começo de ano ruim, o time cresceu na reta final do estadual e, vencendo o Hexagonal, iria decidir com o Sergipe. E, após golear o Sergipe por 4x1 no João Hora de Oliveira, viu a história de 55 se repetir. Desta vez, a Polícia Militar vetou o estádio Sabino Ribeiro (que já tinha recebido mais de 20 jogos somente naquela temporada). Mesmo assim, o Confiança entrou em campo sem a presença do rival. A FSF, presidida interinamente por Ari Resende, remarcou a partida para um estádio neutro, e dessa vez o Confiança não compareceu. E até hoje essa briga está na justiça desportiva, com o Sergipe vencendo no TJD e o Confiança vencendo no STJD.

No ano seguinte, finalmente o jejum chegou ao fim. O rival venceu a primeira fase e o Confiança a 2ª fase, indo para as finais com vantagem. E em três jogos eletrizantes, o Confiança sagrou-se campeão sergipano. Em 2002, o time conquistou o bicampeonato de forma invicta, repetindo o feito de 1968. E ainda por cima realizou a melhor campanha de um time sergipano em Copa do Brasil. Na década de 2000, o Confiança além de ter vencido outros campeonatos estaduais, sendo o último em 2009, ainda teve a melhor campanha em uma competição em nível nacional. Em 2008, o time azulino terminou a Série C do Campeonato Brasileiro na quinta colocação. Na ocasião, faltaram apenas dois pontos para a equipe ascender a Série B do Brasileirão.

Fonte -Com informações do Site Oficial do Confiança

Sem três atletas, Confiança enfrenta o São Domingos

Sem as presenças dos zagueiros Glauber e Bira, além do volante Raulino, o Confiança enfrenta o São Domingos neste sábado,30, às 20 horas, no Batistão. Na tarde desta sexta-feira, a equipe proletária realizou um treino com bola no Clube da Telergipe.

Segundo o técnico Ricardo Oliveira, a partida contra a equipe do interior, que por sinal faz uma boa campanha no Sergipão 2011, é importante para as pretensões do Confiança. “Se vencermos o São Domingos nos igualaremos a eles em número de pontos e ficaremos com um jogo a menos. Estamos cientes disso e, com certeza, vamos em busca da vitória”, destaca o comandante proletário.

RELACIONADOS

Com o retorno do lateral Cléber – recuperado de uma inflamação na unha – o treinador Ricardo Oliveira relacionou Hudson, Alex, Alex Franco, Anderson, Cláudio Baiano, Ciro, Leandro Branco, Valdo , Thiago Dias, Diogo, Cléber, Tony Maraial, Da Silva, Júnior Mineiro, Eduardo Silva, Roberto, Flamel e Jadílson.

CONCENTRAÇÃO

Desde ontem, os atletas azulinos estão concentrados em um hotel na orla de Atalaia. Após o treino de hoje, comissão técnica e jogadores retornaram para a concentração.

Fonte: Assessoria de imprensa- Anderson Machado

Diretoria do Confiança seleciona personalidades que irão receber a Comenda Sabino Ribeiro 2011

Em reunião da Diretoria Executiva do Confiança com a presença do presidente do Conselho Deliberativo, Abelardo Neto, foram selecionadas sete personalidades que receberão a Comenda Sabino Ribeiro em sua primeira edição. A entrega acontecerá neste sábado,30,a partir das 13 horas, no Bar Última Sessão, onde será comemorado os 75 anos de existência do Dragão do bairro Industrial. Autoridades, ex-jogadores e treinadores serão homenageados.


O vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto, o ex-atleta do Dragão, Joãozinho da Mangueira, o ex-treinador Ariston Dias, o médico Marcos Prado Dias, o empresário Joubert Uchoa de Mendonça, o jornalista e radialista José Eugênio de Jesus e o torcedor Luiz Mário (in memorian) serão os agraciados pela comenda.

Além da entrega da Comenda Sabino Ribeiro, será apresentada a camisa comemorativa aos 75 anos do clube e serão entregues as camisas oficiais aos sócios Vip e Super Vip.

Segundo o presidente do Confiança, Luiz Roberto Dantas, na oportunidade haverá também o lançamento do Programa 1000 + 75 anos, sorteio de cinco agasalhos oficiais do clube, cinco camisas oficiais e cinco camisas comemorativas aos 75 anos do Dragão. “Alguns atletas do passado estarão presentes para abrilhantar a festa. As Bandas Só Lamento e Nelton Pitter animarão o evento”, explica.

Luiz Roberto Dantas informou que após os shows, os torcedores sairão em carreata até o estádio Lourival Batista, local da partida com o São Domingos. “Haverá um mini trio para alegrar a galera. Tenho certeza que será um dia de festa no Bar Última Sessão e depois no Batistão”, afirma o presidente, enfatizando que na preliminar, a Categoria Sub-20 do Confiança poderá conquistar, de forma antecipada, o inédito tricampeonato sergipano.

fonte: Assessoria de imprensa- Anderson Machado

Sergipe pronto para o duelo contra o Socorrense.

Em paz dentro de campo, após a vitória de quarta-feira, e fora dele, com a aclamação do presidente Genisson Silva, o Sergipe encara o Socorrense neste sábado, às 15h, no Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, pela oitava rodada do Sergipão 2011. O time colorado ocupa a segunda colocação do grupo B, com 10 pontos, três a menos que o líder River Plate, e três a mais que o terceiro colocado, o Olímpico.


Embalado pela vitória diante do time de Itabaininha, o técnico Ribeiro Neto acredita que há semelhanças entre o Olímpico e o Socorrense. “Não vejo diferença. São duas equipes fortes, boas e bem comandadas. Pedro Costa conhece nosso time e é um bom treinador”, disse Ribeiro.

O retrospecto do Sergipe em relação ao adversário deste sábado é favorável, uma vez que na única disputa entre ambos o time alvirrubro venceu por 3 a 0, no Batistão.

O treinador alvirrubro aproveitou o pouco tempo para treinar para pegar leve com os jogadores. O time jogará em menos de 72 horas. “É pouco tempo de um jogo para o outro. É muito desgastante. Por isso, treinei pouco com o time, quase nada, justamente, para apenas recuperar fisicamente os atletas. Para piorar, com essas chuvas o campo fica pesado e a dificuldade é ainda maior”, avaliou.

O ponto positivo, pelo menos, é que Ribeiro Neto escalará o mesmo time que venceu o Olímpico, fato raro neste Estadual. “Não vamos mudar nada. Vamos aproveitar o embalo do time, o entrosamento e o time base que nós temos”, disse Ribeiro, dando ênfase na coletividade.

Com isso, o time que entrará em campo será Wallace, Roni, Flávio, Bruno e Wemesson; Gilberto, Dênisson e Rodrigo; Magno; Thiago e Rafael Grampola.

Fonte: ASCOM CSS Kleber Santos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More