A presença de público, o nível das palestras e os temas debatidos por todo o dia de ontem, no auditório do Real Praia Hotel, levaram o Seminário Esportivo, promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) e Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a superar todas as expectativas deixando nos presentes, a sensação de que aos poucos, e com muito esforço, os dirigentes esportivos encontrarão uma saída para o sucesso do futebol sergipano.
Aberto às 9 horas da manhã pelo presidente da FSF José Carivaldo de Souza, o Seminário se prolongou até as 19 hs. Foram 10 horas de palestra, debates, troca de idéias e sugestões, apresentadas pelos palestrantes e até mesmo pelos participantes, em um processo de interação, com um único objetivo, transformar o futebol sergipano em um produto de bom conteúdo, e aceitação, tendo como premissa, promover o retorno dos torcedores aos estádios.
A imprensa esportiva marcou presença no encontro, nos dois expedientes, com direito a participação e apresentação de sugestões.
Palestras – Depois da abertura oficial e do toque do hino nacional, a palestra de abertura proferida pelo jornalista Roberto Gonçalves, diretor de jornalismo da TV Sergipe, foi explicativa e prendeu a atenção dos expectadores. De forma simples, Roberto Gonçalves falou sobre “Marketing Esportivo”, propôs algumas idéias e deixou bem claro, que se depender dele e da TV Sergipe, o futebol sergipano dará um salto de qualidade nos próximos anos.
- Existem muitas fórmulas para soerguer o futebol sergipano. E vocês podem ficar tranquilos, que essa parceria entre a Rede Globo, através da TV Sergipe e a FSF, não terá outro objetivo, senão o de transformar o futebol sergipano, em um excelente produto”, disse Roberto Gonçalves, muito aplaudido pelos presentes.
O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Maurício Pimentel, sequenciou o ciclo de palestra, falando sobre o “Legado da Copa do Mundo de 2014 para o futebol sergipano”. Pimentel falou inicialmente sobre as ações do governo do estado no setor esportivo, das promoções e eventos. Depois avaliou o que a Copa do Mundo de 2014, pode deixar como legado, para o futebol sergipano. Ao encerrar sua participação, o secretario foi aplaudido pelos presentes.
Planejamento – A primeira palestra da tarde seria do presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, que não pode comparecer, mas foi muito bem substituído pelo administrador e professor de Educação Física Raniel de Jesus.
Raniel falou sobre planejamento estratégico aplicado ao futebol, como administrar, como planejar e levar uma equipe de futebol a obter resultados, através de processos técnicos e científicos.
Encerrando o ciclo de palestras, o radialista Barroso Guimarães substituiu a José Eugênio de Jesus. Barroso falou sobre a “Relação Imprensa-futebol”, com ênfase no processo de deterioração da relação profissional de rádio e empresas. “Hoje para se trabalhar no rádio esportivo, você tem que vender comerciais. Se não for um bom vendedor não tem salário. Isso dificulta a renovação do quadro de profissionais”, lembrou Guimarães.
Ao final das palestras, o presidente Carivaldo foi muito aplaudido pela iniciativa e encerrou dizendo que o resultado foi o melhor possível. “Estou satisfeito porque vi palestras importantes, palestras que nos podem levar a encontrar uma saída para o nosso futebol, daqui com certeza, sairão muitas propostas, que colocadas em prática trarão resultados positivos. Esse foi um dos vários eventos desse tipo, que faremos daqui para frente”, concluiu o presidente.
0 comentários:
Postar um comentário