O ex-jogador de Futebol de Campo Aílton José Macena da Silva (Aílton Negão/34 anos), faleceu vítima de um infarto fulminante, por volta das 20h da última quinta-feira, 18, quando participava de uma partida, válida pelo Campeonato Egipciense de Futebol de campo, categoria Máster, no Estádio Municipal “Francisco Pereira” (O Pereirão), no município pernambucano de São José do Egito.
Casado, pai de um filho, o ex-atleta profissional, encontrava-se atualmente sem clube. Na noite da última quinta-feira, o atleta vestia a camisa da equipe do Egipciense Futebol, que vencia a partida desde os 7 minutos quando o atleta participou de uma jogada driblando dois atletas e repassando a bola para um companheiro finalizar. Na comemoração com o atleta da equipe José Ricardo, que marcou o gol, quando o mesmo chegou a brincar com o colega dizendo "Tá me devendo uma cerveja". Na sequência, aos 20 minutos do primeiro tempo, Ailton Macena recebeu a bola de um companheiro de equipe e foi marcado por um zagueiro adversário com uma falta no tornozelo, tendo reclamado ao juiz que marcou a infração. No momento em que Ailton Macena se preparou para bater a falta marcada na lateral direita do campo adversário, o atleta ainda se agachou por duas vezes para em seguida bater a falta, caindo com o rosto no chão ainda consciente.
Constatando que algo de anormal estava acontecendo, os colegas de equipe partiram para socorrê-lo e de imediato tentaram reanimá-lo, tendo o atleta tentado ainda por duas vezes sentar-se, caindo nas tentativas. Uma viatura da Policia compareceu ao local, acionada, após o fato, pelo técnico da equipe do atleta, Raimundo Farias Sub tenente da reserva da PM/PE. O atleta ainda chegou a ser socorrido, de forma precária, pelos companheiros de equipe para a Unidade Municipal Mista de Saúde "Maria Rafael de Siqueira", aonde já chegou se vida.
Sem equipamento de socorro:
O atleta que sempre vestiu a camisa 9, vestia a camisa 17 da equipe do Egipciense Futebol Clube que enfrentava o Guarani Futebol Clube, cumprindo a tabela do Campeonato Egipciense de Futebol de campo, Máster (a partir de 35 anos), que abriga ainda a categorias sub-20.
O Campeonato é amador e é organizado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São José do Egito(PE).
Segundo o treinador do Estrela Futebol Clube (categoria sub-20), o companheiro do atleta, Wildo Muniz, no momento em que o atleta sofreu o infarto, em pleno Estádio Municipal "Francisco Pereira" conhecido como "O Pereirão", não havia uma única ambulância, nem nenhum profissional de saúde a disposição dos atletas, nem tampouco policiamento. Populares questionaram que a falta de profissionais qualificados facilitou a morte do atleta que morreu sem nenhum atendimento por parte de pessoas qualificadas, apesar de que o campeonato já vem sendo realizado há mais de 5 anos. Por ironia do destino, o Vice-Prefeito da cidade é um médico cardiologista
Ailton Macena jogou no Sousa Esporte clube, no ano de 2009, sagrando-se campeão Paraibano de Futebol de Campo. Filho de agricultores, natural de São José de Egito onde nasceu no povoado de Mundo Novo, localizado na estrada que liga a cidade de Ouro Velho a São José do Egito.
Revelou-se aos 17 anos jogando pelo Estrela Futebol Clube, equipe de onde apareceu para mais tarde ser atacante titular do Central de Caruaru (PE). Dentre os vários clubes que atuou destacam-se o Criciúma e Havaí (Santa Catarina), Caxias (Rio Grande do Sul), Americano e Arraial (Cabo/Rio de Janeiro), Caldense (Minas Gerais), Treze , Campinense, Botafogo, Sousa e Atlético de Cajazeiras (Paraíba), Ceará (Ceará) e no River (Piauí), encerrando sua carreira no campeonato potiguar de 2011 jogando pelo Alecrim de Natal (Rio Grande do Norte). Seu currículo registra ainda uma temporada no futebol da Suíça.
O maior:
Foi o maior atleta da história do município de São José do Egito, por ter se destacado a nível nacional, sempre, segundo os amigos divulgando, de forma orgulhosa, a cidade natal. Em solidariedade a família enlutada, a rodada do campeonato será interrompida durante o final de semana.
O corpo do atleta foi conduzido para a cidade de Tuparetama (PE), cidade localizada à cerca de 17 km de distancia de São José do Egito (PE), onde atualmente o atleta atualmente possuía uma churrascaria. Na manhã desta sexta-feira (19), familiares transportaram o corpo para a comunidade de "Mundo Novo", zona rural de São José do Egito. O sepultamento ocorreu as 16h, no cemitério local.
Fonte foto: O Beaba do Sertão com Botashow.com
0 comentários:
Postar um comentário